A psicoterapia é a arte do encontro, na arte o artista busca materializar sua alma, suas emoções, sua imaginação em imagens, som ou palavras. Na sua busca de expressão encontra o seu público, aqueles que de alguma maneira são tocados pela arte e pela alma do artista.
A psicoterapia busca a alma, busca libertar as emoções contidas e o psicoterapeuta se deixa tocar pela alma do outro, e da mesma forma que se deixa tocar, acaba tocando o outro. Não falo em alma no sentido religioso mas no sentido daquilo que nos anima, de que nos move ou do que nos emociona.
O psicoterapeuta escuta, sente e visualiza e devolve em palavras as imagens daquilo que sentiu ou viu, juntos buscam explorar os cantos mais remotos da alma, tentamos escavar as emoções enterradas que teimam em tomar outras formas, essas emoções aprisionadas e retorcidas buscam expressão de alguma forma, as vezes elas escapam como a erupção de um vulcão ou nos carregam como a correnteza forte de um rio, para essas expressões arranjamos nomes, classificações na tentativa de domar a alma, rotulamos de pânico, depressão e ansiedade e para cada estado da alma arrumamos um novo nome.
Medicamos na tentativa de conter e proteger as vitimas de uma alma enfurecida ou abandonada. No encontro, damos voz a alma para que ela possa se expressar, assim quem sabe fazemos amizade com a própria alma.
Comentários